domingo, 8 de novembro de 2009

WikiPédia




Pectus Excavatum é uma anomalia congênita do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax. O grau de severidade varia muito. A deformidade é conhecida entre os leigos como "peito de sapateiro", "peito escavado", "tórax escavado", entre outros.

A deformidade é freqüentemente considerada de maneira incorreta pelos médicos mais como um problema estético do que funcional, mas recentemente estudos têm mostrado casos nos quais a deformidade prejudica funções cardíacas e respiratórias. Pacientes não tratados, especialmente jovens, experimentam efeitos psicológico-sociais negativos através de suas vidas, evitando atividades nas quais se dispensa o uso de camisa.

A condição geralmente se acentua durante o rápido crescimento dos ossos nos primeiros anos da adolescência.

Muitos pacientes procuram tratamento cirúrgico devido à aparencia do tórax.




Ocorrências
A incidência de casos atinge de 1 a cada 300 até 1 a cada 400 nascimentos, ou seja, menos de 1% da população. Entre os homens os casos dessa anomalia ocorrem três vezes mais que entre mulheres.

Problemas Psicológicos
Alguns jovens com esta anomalia podem manter sempre os mesmos ritmos. Por exemplo: Passam largas temporadas com a mesma roupa. Tem varias dificuldades em relacionar se com pessoas. O doente tenta sempre criar diversões para se abstrair da sua doença. (Não Concordo Que Criar Diversões Seja Um tipo de Problema Psicológico)

Causas
As causas são ainda desconhecidas. Devido à freqüência de casos dentro de uma mesma família, é provável que o fator genético tenha alguma relevância. Problemas respiratórios na infância e periodo de formação ossea também são causadores. Bronquite pode deixar esse tipo de sequela quando o paciente ainda é um bebe.
Deformidades pectus excavatum e pectus carinatum são causadas por distúrbios de crescimento de ossos e cartilagens que levam a um crescimento desproporcional do esterno e das cartilagens costais.



Conseqüências
A depender do grau de acentuação, funções cardíacas e respiratórias podem também ser prejudicadas. Também se observa problemas de postura por parte de pessoas atingidas pela anomalia.

Tratamento
Deformidades pectus podem ser tratadas com ou sem cirurgia. O método não-operatório (órteses torácicas dinâmicas + exercícios) chamado de método Dinâmico de Remodelação (método DR) é descrito por Haje e Haje. Em http://www.rbo.org.br/pdf/mai_jun_2009_02.pdf e http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=2532136 esses autores demonstram que correção e mesmo hipercorreção temporária de pectus carinatum e de pectus excavatum pode ocorrer com tal método e que um acompanhamento médico cuidadoso é necessário para êxito do tratamento. Mais detalhes e respostas sobre o conservador método DR e bibliografia médica podem ser vistos em http://www.orthopectus.com.br.
Práticas esportivas podem corrigir a postura, mas não corrigem o pectus excavatum. Existem também técnicas alternativas, como o uso de próteses. Mais freqüentemente, porém, ocorre a intervenção cirúrgica, indicada para casos de prejuízo das funções cardio-respiratórias, ou até mesmo psíquicas. As técnicas de intervenção cirúrgica são básicamente duas:

Técnica de Ravitch (tradicional)
Trata-se de uma técnica invasiva que foi desenvolvida nos anos 1950. Envolve, grosso modo, a quebra das costelas ao longo do osso esterno e posterior reconstituição da parede torácica, portanto esterno, costelas e cartilagens. Dado o grau invasivo desse método, ele é recomendado somente a adultos ou adolescentes que tenham o osso esterno já enrijecido.

Técnica de Nuss

A técnica de Nuss é assim chamada pois foi desenvolvida pelo Dr. Donald Nuss, nos Estados Unidos. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que envolve, basicamente, a colocação de uma barra na caixa torácica. A barra é girada, empurrando o esterno e corrigindo a deformidade. A permanência da barra no tórax varia de acordo com o caso, sendo o mínimo de um ano, geralmente chegando a três anos.

Técnica Magnetic Mini-Mover Procedure (3MP)
Durante mais de 50 anos, tórax escavado foi corrigida pelas cirúrgias de reconstrução através da utilização de qualquer uma das formas, procedimentos de Nuss ou Ravitch. Ambos procedimentos exigem grandes operações e internação(dor de gestão).
Em um esforço para tornar a operação tórax escavado melhor para os enfermos e suas famílias, foi desenvolvido um novo método para corrigir o Pectus Excavatum, deformidade de parede torácica. Com a Magnetic Mini - Mover Procedure (3MP), a deformação costeiras cartilagem é progressivamente reformada por uma controlada e progressiva tração, "puxar", sobre a depressão esternal. Isto é conseguido com apenas uma mínima cirurgia e sem a necessidade de dolorosas implantados parede torácica pilares.
Dois ímãs, um dentro do peito e os outros fora do tórax, são usados para criar um campo magnético vigor que aplica uma força controlada e sustentada. O objetivo é promover a costela cartilagem de avançar para uma posição mais normal. Isto resulta em uma correção mais gradual do peito ao longo de um período de meses usando nominais vigor - é o mesmo princípio utilizado em passar dentes com chaves ortodontia.
Esta técnica foi desenvolvida pela UCSF - University of California, San Francisco
Nesse procedimento o paciente volta para casa no mesmo dia, após a cicatrização da micro-cirurgia ele começa o tratamento de elevação do esterno(osso do peito).

ConFira Também:

COMUNIDADE: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=440960

BLOG: http://pectusbrasil.blogspot.com/

domingo, 1 de novembro de 2009

Apelidos


Piadinhas que fazem sobre nos que possuímos o Pectus Excavatum e Carinatum

· Carinatum

Pombo;
Peito de Peru sadia;

Essa é Top à peito de pombo;
Pombudo;
Essa é Top
à "pegue o pombo pegue o pombo(musiquinha do "dick vigarista" "muttle" "corrida maluca");

Coração inchado;

3 peitos;

Carcaça de galinha .
Peito
de Aço
Peito de Funil

· Excavatum

Peito de Jabuti
Piscinão de Ramos
Peito no buraco
Minhoca do MIB

Abismo

Tiro de 12

Buraco negro
Peitoral super bombado

O Fenda

Peito de pardal beber água

Poço de água

Buraco

Sem pulmão

Sem coração

Furo

Câmera do Big Brother

Saboneteira

Grutinha

Para pessoas que ainda não tem muita informação sobre o Pectus , eu aconselho

A participar da comunidade do Orkut à http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=440960

Tem pessoas lá com o mesmo problema que você

Entra lá e tira tuas duvidas sobre o Pectus

Tem também pessoas que já fizeram a cirurgia e que ainda estão lá na comunidade pra ajudar aos que ainda vão fazer a cirurgia ou pra esclarecer o procedimento da mesma .